quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vedete Joana D'arc

" A VEDETE DO CORPO MAIS PERFEITO DO BRASIL"
( Brício de Abreu à revista "O cruzeiro" setembro de 1950)
Este blog foi criado por David Barata Junior, em homenagem á sua mãe, que foi uma das maiores Vedetes do Brasil.
Obs: As fotos deste blog estão vinculadas á direito de imagem.As reproduções e publicações, terão que ser autorizadas.
Em 2 de julho de 1925,nasce em Araguari-Minas Gerais, uma menina que aos 19 anos entraria para o Teatro de Revista e se tornaria uma das mais célebres Vedetes do Brasil.
Atendendo a um anúncio de jornal, Joana se apresenta para uma seleção, feita pela empresária Beatriz Costa, no Teatro João Caetano- RJ. Sendo logo contratada, estréia como girl em " Garotas de Além Mar",era o ano de 1944. Neste mesmo ano recebe falas em, "É Fogo na Canjica".Até 1947 trabalhou na companhia de Beatriz, quando o bailarino e coreógrafo Carlos Lisboa a convida, para uma excursão pelo Sul do Brasil. Na cidade de Pelotas, conhece o grande ator Procópio Ferreira, que percebendo seu talento a inclui no elenco de " Sua Excelência o Criado". Joana entra para o Teatro Declamado. Mas sentindo falta da música, da fantasia e das escadarias na apoteóse dos espetáculos, volta correndo para a Revista. Trabalhou para os maiores empresários de Revista: Chianca de Garcia, Ferreira da Silva, Roulien e o maior de todos, Walter Pinto que a elevou a primeira figura da companhia em 1952 "Boa Até a Última Gota" de Max Nunes. Em 1953 estréia como empresária em " Bomba da Paz " de J. Maia e Max Nunes. Neste mesmo ano grava seu primeiro sucesso para Odeon " Homem Não Chora Por Mulher " de David Raw (compositor Paulista).Gravou um total de 5 discos.Também,faz parte da primeira edição de:
" As Dez Mulheres Mais Bem Despidas do Brasil " de Sérgio Porto, que a partir de 1958 passa a se chamar, " As Certinhas do Lalau ". Tendo seu talento reconhecido, foi eleita Rainha das Atrizes em 1951 e 1958.No radio, apresentou o programa "Turbilhão",na Mayrink Veiga. Foi uma estrela internacional!Trabalhando em Lisboa, Valência, Cairo, Paris e Caracas.
Em Lisboa, trabalhou para as duas maiores companhias de Revista de Portugal, cias :Giuseppe Bastos e Eugênio Salvador.Suas últimas aparições no teatro foram em São Paulo, nos teatros:Santana, e Natal.Sua carreira "sempre" teve grande impacto.Joana colocou o seu nome entre as maiores vedetes do Brasil que são: Margarida Max, Lódia Silva, Mary Lincoln, Virgínia Lane, Elvira Pagã,Mara Rúbia, Luz Del Fuego, Renata Fronzi,Zaquia Jorge,Nélia Paula, Eloína, Anilza Leone, Angelita Martinez e Janete Jane.
Sua vida amorosa,foi trepidante, passando por ela um certo político que foi governador do Estado da Guanabara, hoje Rio de Janeiro e um dos maiores políticos do Brasil. Este romance atravessou três décadas entre idas e vindas, só terminou quando ele faleceu. Fez um só filme " Coração Materno " com Gilda de Abreu e Vicente Celestino. Teve dois filhos, Maria Margarida( já falecida) e David.Na década de 60 abandona a carreira com a seguinte frase de despedida " A gente tem que sair de cena enquanto a casa tem público ".
Em 01/11/2003 morre de infarto no Rio de Janeiro. Joana foi, em toda a sua essência, uma "vedete" do Teatro de Revista.
Seus maiores Sucessos
- 1948 - " Manda Quem Pode ", " Cara Mal Feita ", 49 - " Brotinhos e Tubarões ", " Olha a Boa ", " Quero Ver Isto de Perto ", 50 - " Bonde do Catete ", " Muié Macho Sim Sinhô ",51- "Meu Biquini Tem Folga" 52 - " Boa... Até a Última Gota ", " Você que é Feliz Primo "," Banana Não Tem Caroço ", " Prometer eu Prometo ", " Vai Levando ", " Que Espeto seu Felispeto ", " Bomba da Paz ",53 "Mulheres de Todo o Mundo", 54- " A Rainha da Alegria ", " Tudo de Fora", "Pernas Provocantes"57- "Gente Bem e Champanhota" ,"Eu Vou Pra Maracangalha" 58- " Bom Mesmo é Mulher ","Agora é que são Elas", " Boa é Apelido ", 59- " Mulher Só Daquele Jeito ",Me Dá Um Cheirinho","Vai Ver Que É", 60- " Entre Pernas e Plumas ",61-"Vem Que Tem",62-" A Olho Nú","Só Vou de Mulher".

14 comentários:

  1. Parabéns David por manter viva a história desta que foi uma das maiores Vedetes e Empresária do Teatro de Revista do Brasil, a quem tive a honra de passar a corôa e a faixa de Raínha das Atrizes de 1958. Joana D´arc encantou as platéias com seu talento e suas pernas esculturais! O Teatro de Revista não pode ser esquecido , suas estrelas e seus cômicos fazem parte da hitória deste país, infelizmente, sem memória.Mil beijos, Eloína.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog, é importante que a historia do nosso país seja preservada
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Estou satisfeito de testemunhar mais uma homenagem à uma de nossas artistas de talento relevante, numa época em que as vedetes pareciam ter caído no esquecimento. Vamos dar uma força para que este País volte a ter memória.

    Valeu, David.

    ResponderExcluir
  4. JOANA D'ARC LINDA!! PERFEITA!! HOMENAGEM MAIS QUE MERECIDA PARA ESTA DIVA DOS ANOS 50!!
    CONHECENDO SUA ´VIDA ARTÍSTICA PODEMOS AVALIAR SUA IMPORTÂNCIA E ADMIRAR SUA BELEZA E SEU TALENTO!! INESQUECÍVEL...SEU LINDO FILHO DAVID TEVE A QUEM SAIR!! VALE A PENA CONFERIR ESTA HOMENAGEM...PARABÉNS MEU QUERIDO AMIGO...
    MUITOS BEIJOS
    BIANCA

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Lindas Fotos, que além de históricas e com a importância de registrar parte de uma vida que certamente foi linda, tem a beleza desta linda mulher que mais certamente ainda deixou sua presença e marca registrada nesta época e momentos das vidas das pessoas que puderam conviver com ela...Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns David, pelo bonito e pertinente trabalho sobre uma das nossas maiores vedetes, Joana D'Arc.

    Sei que para você é uma honra ser filho de uma mulher tão especial como ela. Talentosa, batalhadora, à frente do seu tempo, mulher de personalidade e carisma que conquistou toda uma geração de admiradores.

    Por essas e por outras virtudes, o nome de Joana D'Arc já faz parte de nossa história, nossa cultura. É verbete indissociável quando se fala em Teatro de Revista.

    Sua história merece ser lembrada e eternizada em nosso imaginário cultural. E através desse seu trabalho isso se torna possível.

    Parabéns meu amigo!

    ResponderExcluir
  8. Querido David,
    Ficamos encantadas com a beleza e o brilho das imagens de sua mãe. Divas como ela nunca deixam de brilhar e, ao nos deixarem, tornam-se estrelas que para sempre irão nos guiar. Tenha a certeza que está luz sempre iluminará sua vida.
    Com nosso imenso carinho,
    Dona Carmen e Carminha

    ResponderExcluir
  9. Daniel, querido, acabei de escrever uma mini-biografia sobre essa sua mãe maravilhosa e escultural. Vai sair em livro sobre as Grandes Vedetes do Brasil, da Coleção Aplauso. E ela, é claro, não poderia faltar. Obrigada pelas informações e Parabéns por manter essa memória viva. É assim que se faz história. Neyde Veneziano

    ResponderExcluir
  10. David, parabéns pelo belíssimo trabalho. Como profissional de história e estudioso da história social das culturas brasileiras (no plural, mesmo!)só tenho a agradecer-lhe. Repetindo o que disse Neide Veneziano, "é assim que se faz história." Alberto (zé do cais)

    ResponderExcluir
  11. Prezado maninho David!
    Em que revistas Joana atuou no Teatro Jardel?
    Abração pra tu.

    ResponderExcluir
  12. Prezado David

    Parabéns, pelo Blog em homenagem a sua saudosa mãe, a estrela Joana D'arc.
    As fotos são muito bonitas, e espero, que você publique outras, bem como, vá complementando as informações, sobre a sua vitoriosa carreira no teatro.
    Também, agradeço por você ter esclarecido uma dúvida, que eu tinha:
    È verdade, que muitas vedetes gravavam discos para o período carnavalesco, porém, para o chamado "meio de ano", só conhecia algumas poucas gravações, de Virgínia Lane, Angelita Martinez e Anilza Leone.
    Dai, ao encontrar um 78 RPM (Odeon), com uma cantora chamada Joana D'arc, fiquei na dúvida, se seria um homônimo de sua mãe; agóra, sei, que se tratava da própria.
    E, faço questão de acrescentar, que, além, de muito bela e grande vedete que foi, a Joana D'Arc, também, era uma excelente cantora romântica, pois, no disco a que me refiro, ela canta lindamente o samba-canção "Fume um Cigarro".
    Por favor se possível, dê mais detalhes, sobre os cinco discos gravados por ela.
    Atenciosamente,
    Zeca Pinheiro (RJ)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. OI amigo,obrigado pela postagem.Oportunamente ire colocar mais fotos.Algumas vedetes gravavam meio de ano sim,musicas românticas.Além de Fume um cigarro ela gravou:Meu nome é Mulher,Sempre Eu,Homen Não Chora por Mulher,Fio Maravilha(Jorge Bem).Você tem a gravação de Fume um Cigarro?Essa eu perdi o vinil.Você poderia entrar em contato comigo por e-mail,quero falar sobre ,com você.Meu e-mail:davidbaratajunior@hotmail.com .Abração lhe aquardo.

      Excluir